segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Identidade X Vida

Quantos dias sem o que escrever. Na verdade uma infinidade de idéias que não se organizam e criam um ritmo constante no meu subconsciente até que eu resolva colocá-las a exposição das críticas. Estou a mercê do meu ‘eu mesmo’. Parece redundante, mas quem passa pela mesma situação consegue entender. As mesmas idéias que estão em fila desordenada estão batucando o mesmo som. E assim vão me colocando refém dos meus próprios sentimentos, tormentos, lamentações, sonhos, ilusões, tentações, pecados, virtudes, desejos. É o fim de mais um ano e eu ainda não sei quem eu sou. Dizem que é isso o que buscamos a vida inteira. Uma identidade definida diferente daquela que tiramos quando temos 16 anos de idade. Meu nome completo e nome da minha mãe e a minha data de nascimento não definem quem eu sou. Maldito quem deu àquilo o nome de identidade. Ah se eu me encontrasse num pedaço de papel. Seria tão fácil. Mas a vida não é tão doce como Lobão canta. O que ficou desse ano pra mim? Muitas experiências boas, muita gente ruim, um grande amor, uma doença reconhecida, um sonho abandonado, inveja me consumindo, dor, muita dor, angústia, alívio, busca, colo, certeza de que pais são sempre o berço eterno onde podemos descansar, amparo, distorção de imagem, conhecimento de vida. Conversando outro dia chegamos a uma pergunta: A vida é uma questão se múltipla escolha ou uma questão discursiva? Se eu tenho um blog no qual questiono sempre sobre valores, sobre sentimentos, sobre identidade eu me coloco na posição de defender a resposta discursiva. Mas há quem tenha respostas definidas pra tudo. Reflita nesse fim de ano. O que é afinal identidade e vida pra você?

7 comentários:

Miriã Soares disse...

Identidade e vida?
Sou eu, eu e Jesus...

ederDBZ disse...

a preocupação talvez seja a maior doença para tentarmos entender o que é, realmente identidade...
assim como tantas coisas na vida, nao me preocupo com isso. Estou vivendo muitissimo bem msm sem saber ao certo o q é isso.

Todos se perguntam "O que é o amor ?" mais ninguem o define corretamente, deixe as coisas fluirem e a sua "identidade" aparecera

Bernardo Rosmaninho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernardo Rosmaninho disse...

Sempre começamos tudo sem que o final seja algo nítido de verdade. Esse ocultismo, a sensação de descoberta também é uma ajuda para nos manter aqui para saber o que há depois. Caso contrário o silêncio seria mais agradável. E você não escreveria e eu não leria!

(L)

Anônimo disse...

Nossa, eu já estava me perguntando...

"kd o post de natal, aniversário, ou ano novo? Não é possível que irá tudo passar em branco."

Pow, ótimo post!
Só que fala de um assunto tão complicado.
As vezes eu vejo que sou um pouco de cada pessoa que me rodeia, as pessoas que gosto e que me ensinam tanto. Algumas delas fazem parte de mim sem nem msm fazer idéia disso. Somos um quebra-cabeça e algumas pessoas entram na nossa vida pra ajudar a monta-lo.
Talvez depois de um tempo, qnd a vida já não tenha tanta graça agente descubra a resposta. Mas ai não vai mais fazer diferença. Pois é justamente a sensação de se descobrir a cada dia que nos faz sentir vivos. E vamos querer bagunçar esse quebra-cabeça denovo e voltar a brincar com ele como crianças...

^_^

Um ótimo 2009 pra vc Natália.
Espero poder conversar com você mais vezes. Ultimamente tenho te encontrado tão pouco...

:(

Anônimo disse...

Vida é dádiva de Deus.
Identidade é o que se constroi a medida que se vive.Quando menor, recebendo exemplos de quem nos rodeia.A medida que se cresce cada um adquire o seu EU, sua identidade.
Vc menina flor de D.Maria é sensível demais e por isso frágil ao olhos do mundo.
Mas na verdade vc é uma leoa quando quer defender seus princípios e seus direitos.
Viva a sua Vida e conserve sua Identidade, seu EU.Vc é única e inigualável...
Não se fazem mais Natálias como há 24 anos atrás!
Sua identidade É VOCÊ!

Anônimo disse...

Alguém disse uma vez que a vida é uma privada entupida...
identidde é uma carteirinha de papel que a gente faz no Psiu.